segunda-feira, 14 de abril de 2014

Campeão paulista, elenco do Ituano sente o gosto da 'primeira vez'

Até a conquista do Paulistão, apenas os meias Cristian e Marcinho já haviam sido campeões na carreira. Já comissão técnica e gestor possuem galeria de títulos.

Tradicionalmente, os clubes buscam jogadores com passado vitorioso para a montagem de seus elencos. Campeão paulista em 2014, o Ituano foge à regra e tem em seu elenco vários atletas que sequer haviam chegado a uma final de campeonato até este ano. 



Dos jogadores que atuaram na final contra o Santos neste domingo, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, apenas o meia Cristian já sabia o sabor de levantar uma taça. Campeão baiano com o Vitória em 2009, o jogador de 34 anos conquistou o segundo título da sua carreira. Os outros dez jogadores do time titular comemoram neste domingo o primeiro título de suas carreiras. 

Meia Cristian é o único titular do Ituano que já havia soltado antes o grito de "é campeão!" (Foto: Miguel Schincariol / Ituano)

Com um elenco praticamente todo formado durante a Copa Paulista do ano passado, um campeonato encarado como "laboratório" para a disputa do Paulistão, o Ituano mesclou jogadores experientes com jovens atletas que se destacaram na competição que reúne as equipes do interior do São Paulo no segundo semestre. 



Desde 2013 no Galo de Itu, o goleiro Vagner, o menos vazado do Paulistão, foi contratado do Paulista e se firmou na meta do Ituano na Copa Paulista de 2013. 


Na lateral-direita, apesar dos 30 anos, Dick nunca havia sentido o gosto de uma conquista. Seu melhor momento foi quando atuou no Coritiba em 2008, mas sem títulos.


o goleiro Vagner é dos que conquistou o seu primeiro título na carreira (Foto: Marcos Ribolli)

Responsáveis pela melhor zaga do Paulistão, os zagueiros Alemão e Anderson Salles cultivam trajetórias curiosas. Rebaixado e dispensado pelo Náutico na temporada passada, Alemão deu a volta por cima no Ituano, inclusive sendo muito assediado por outros clubes antes mesmo do término do torneio. 

Já Anderson Salles, aos 26 anos, é o jogador com mais tempo de clube. Destaque do Ituano no Paulistão, o zagueiro foi revelado pelo Santos e acumula apenas títulos nas categorias de base. 

Na outra lateral, Dener foi revelado pelo Grêmio, mas nunca se firmou na equipe profissional do Tricolor gaúcho, sendo emprestado para Caxias-RS e Vitória. 

No meio de campo, Josa tem passagens pelo futebol português, o volante também foi rebaixado e dispensado pelo Náutico na temporada passada. Do outro lado, Paulinho chegou à equipe para a disputa da Copa Paulista e firmou-se na equipe titular e garantiu vaga no elenco do Paulistão. 

Apesar da experiência e da passagem pelo Atlético-MG, Jackson Caucaia chegou à sua primeira final e ao título com o Ituano. 

O reserva Marcinho foi campeão com o Atlético-PR em 2009 (Foto: Joka Madruga/Agência Estado)
No ataque, Rafael Silva é uma das grandes provas que o laboratório da Copa Paulista rendeu bons frutos. Contratado no início da temporada passada, o atacante ganhou oportunidades na competição e acabou sendo o artilheiro da equipe. Seu companheiro de ataque, Esquerdinha está no clube desde 2011. Constantemente emprestado a outros clubes, o jogador finalmente se firmou, jogando muito bem, e conquistou o título.


Entre os reservas, a história se repete. A exceção é o meia Marcinho, campeão paulista em 2004, com o São Caetano, mineiro, com o Cruzeiro em 2008, paranaense,, com o Atlético em 2009, do torneio Rio-São Paulo, com o Corinthians, em 2002, e Japonês, com o Kashima Antlers, em 2008. 

Fora de campo, a história é outra


Enquanto em todo o elenco apenas os meias Cristian e Marcinho já sentiram o gosto de ser campeões, no banco de reservas e nos bastidores do Ituano há uma galeria de títulos de respeito. 


O técnico Doriva, quando jogador, foi campeão do Mundial de Clubes e da Libertadores em , com o São Paulo, e da Copa Conmebol, em 1997, com o Atlético-MG. Além dele, o preparador físico Anselmo Sbragia, que trabalhou no Palmeiras entre 1996 e 2012, tem a estante de sua casa cheia de troféus, como os do Campeonato Paulista, Torneio Rio-São Paulo, Copa do Brasil, Libertadores, Copa dos Campeões e Campeonato Brasileiro da Série B. 


Além deles, o gestor de futebol da equipe, Juninho Paulista, também possui grande galeria de títulos. Campeão da Copa do Mundo de 2002, o ex-meia também conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes, pelo São Paulo, Copa Conmebol, Copa João Havelange e o Campeonato Carioca, pelo Vasco, além da Copa da Liga Inglesa pelo Middlesbrough. 

Juninho Paulista, hoje gestor do Ituano, integrou o elenco campeão do mundo em 2002 (Foto: Agência Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário