O atendimento é gratuito e acontece no Parque de Exposições de Salvador
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Crianças com necessidades especiais podem ser atendidas gratuitamente no Centro Integrado de Equoterapia, que funciona no Parque de Exposições de Salvador.
As sessões do método terapêutico que utiliza o cavalo para estimular o desenvolvimento psíquico e de coordenação motora são resultado de um convênio entre a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), a Associação Baiana de Equoterapia (Abae) e a Associação Baiana de Criadores de Cavalos de Passeio e Esporte (ABCCPE).
(Foto: Secom)
Atualmente, cerca de 500 crianças recebem atendimento no local, que conta com uma equipe interdisciplinar composta por psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, fonoaudiólogos.
De acordo com a presidente da Associação Baiana de Equoterapia, Maria Cristina Guimarães Brito, os exercícios são fundamentais para a evolução da criança portadora de deficiência. “O corpo de uma criança sobre um cavalo recebe 1800 estímulos por segundo, a cada passo do animal. Esses estímulos são levados ao sistema nervoso central da pessoa, dando os ajustes neuropsicomotores", disse.
As crianças atendidas pelo centro contam ainda com atividades lúdicas, a exemplo do video-game modelo Xbox 360, que se mostra uma ferramenta muito útil para o tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário