Com 16 atletas só da seleção da Alemanha, Bundesliga aparece na frente do Inglês. Campeonato Espanhol tem apenas oito representantes, quatro a mais que o Brasil
Por GloboEsporte.comRio de Janeiro
Apesar do desequilíbrio na disputa, o Campeonato Alemão pode ser considerado um dos mais atraentes para quem gosta de bom futebol. A Bundesliga, que tem ampla dominância do Bayern de Munique, reúne o maior número dos 92 atletas que estão nas semifinais da Copa do Mundo do Brasil. São 21 jogadores atuando na liga nacional. Esse número se deve em grande parte à seleção da Alemanha, que tem 16 dos 23 convocados jogando no próprio país.
Robben, Hummels, Dante, Luiz Gustavo e Muller são alguns dos representantes das semifinais da Copa do Mundo que atuam no Campeonato Alemão. Bundesliga tem 21 dos 92 atletas convocados das quatro seleções (Foto: Editoria de Arte)
O campeão alemão Bayern de Munique é o clube com mais representantes. São nove jogadores ao todo, sendo sete da Alemanha - seis deles titulares - o holandês Robben e o brasileiro Dante. Surpreendentemente, o Feyenoord, da Holanda, é o segundo clube com mais representantes: cinco. Todos eles são da seleção comandada pelo técnico Louis van Gaal.
A força dos clubes europeus em suas seleções influenciou também no baixo número de jogadores da liga espanhola. Com a eliminação da Fúria logo na primeira fase, 14 jogadores que atuam no país foram embora mais cedo e agora, na penúltima fase da Copa do Mundo, apenas oito jogadores que atuam nos campos espanhóis estão entre os semifinalistas.
Ramires, OScar e Willian são três dos quatro semifinalistas que atuam no Chelsea (Foto: AFP)
Tradicional importador do futebol mundial, o Campeonato Inglês não perdeu força mesmo com a eliminação prematura da Inglaterra. A Premiere League contabiliza 18 atletas, sendo cinco na seleção brasileira, quatro na Alemanha, sete na Holanda e três na Argentina. O Chelsea e o Manchester City tem quatro jogadores cada um, Arsenal três, Swansea City dois e Aston Villa, Norwich, Newcastle, Tottenham e Manchester United, um cada.
O Campeonato Italiano, além do inglês, pode se gabar de ter pelo menos um representante nas quatro seleções: três no Brasil, dois na Alemanha, sete na Argentina e um na Holanda.
O Campeonato Brasileiro tem quatro jogadores entre os semifinalistas. Todos eles são da Seleção: Jefferson, do Botafogo, Fred, do Fluminense, e Jô e Victor, do Atlético-MG. O Brasileirão é o primeiro torneio não disputado na Europa a aparecer na lista e ficou à frente do Campeonato Português, outro tradicional centro de importação de jogadores. Marcos Rojo, Ezequiel Garay e Enzo Perez, todos da Argentina, são os únicos que atuam no país luso.
Confira a lista completa dos campeonatos e seu número de jogadores:
Campeonato Alemão: 21 jogadores
Campeonato Inglês: 18 jogadores
Campeonato Italiano: 13 jogadores
Campeonato Holandês: 10 jogadores
Campeonato Espanhol: 8 jogadores
Campeonato Francês: 5 jogadores
Campeonato Brasileiro: 4 jogadores
Campeonatos Argentino e Português: 3 jogadores
Campeonatos Turco e Ucraniano: 2 jogadores
Campeonatos Mexicano, Russo e dos EUA: 1 jogador
Nenhum comentário:
Postar um comentário