sábado, 30 de agosto de 2014

A persistência de um líder e a inveja de seus inimigos Por Rodrigo Faria


A persistência de um líder e a inveja de seus inimigos
“E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus.” 
Neemias é o exemplo de líder que não desiste. Aliás, parecia antecipar por muitos anos a ideia de sucesso que já expressava Henry Ford em uma de suas frases: “Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”.
Entendo que alguns de nossos fracassos provêm de algumas desistências, o que é logo interpretado como a falta de insistência naquilo que sabemos que devemos fazer e por vários motivos – muitas vezes palavras contrárias – decidimos deixar de lado.
Neemias expressa o valor da perseverança em meio às vozes de afronta e menosprezo. Engajado em edificar o muro, foi tentado a desistir devido as constantes ameaças de seus inimigos. Acredite, quando você está construindo, edificando ou levantando-se de um momentâneo fracasso, sempre aparecerão os Sambalates da vida tentando impedir a sua vitoria.
As estratégias usadas por ele são muito parecidas as que os inimigos modernos usam:
1° – Usam o passado para enfraquecer suas esperanças:
“Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?”.

Note, que todas as vezes que o inimigo usa o passado, ele usa-o de forma negativa, trazendo lembrança somente daquilo que sabe ou percebe que pode causar-nos tristeza e logo desânimo. Foi direto na ferida de Neemias, recordando a situação em que estava a cidade que ele amava; em ruínas, com os muros fendidos.
Não era uma mentira, realmente a cidade estava em completa devastação (Neemias cap. 1:3), e isso era o fator que havia motivado Neemias começar a reconstrução. E quando o inimigo percebe que você está prestes a recomeçar, sempre agirá para tentar impedir seu avance.
Mas, o que ele (inimigo) se esquece ou finge desconhecer, é que do nosso lado está o braço forte de Jeová, estendido em nossa direção, é Ele quem nos dá a vitoria no Nome de Jesus. Foi Ele quem sepultou o nosso passado (Miqueias 7.18-19) e nos livrou do peso da culpa, para que fossemos livres para receber todas as bênçãos em Cristo.
2° – Usam o futuro incerto para minguar as nossas forças.
“Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra.”

Antes mesmo de ver o resultado do muro terminado os oponentes do povo judeu os consideravam “fracos”. Se não bastasse, investiram uma campanha visando pressionar psicologicamente o líder judeu.
- O Muro é frágil diziam eles; eles (Neemias e sua equipe) não serão capazes de terminá-lo. E mesmo que terminem… Não permanecerá de pé essa frágil estrutura.
Palavras de derrotas para um homem decidido demais em conquistar a vitoria. E não foram suficientes para desestabilizar as esperanças de um povo, que como os cristãos, conhecem o seu Deus.
Neemias clamou a Deus em sua angústia:
“Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e torna o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e dá-os por presa, na terra do cativeiro.”

Em resumo, mesmo com as adversidades, o líder judeu conseguiu terminar a primeira etapa de construção do muro:
Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.

Quanto mais avançava, mais crescia o ódio de seus inimigos. E o que fez Neemias?
Deixou tudo e voltou a suas rotinas no cativeiro? Abandonou o seu “sonho” de ver sua cidade e a de seu povo reedificada?
Colocou a culpa em outros, como muitos fazer em nossos dias, quando aparecem as primeiras provas e tribulações?
Não! Mesmo debaixo de uma terrível atmosfera de pressão e ameaças, não olhou para trás, reuniu os seus homens, que tiveram de trabalhar com a espada de um lado e com as ferramentas de trabalho em outra, mas mantiveram-se firmes, constantes e com os olhos fixos no objetivo.
Por isso, não desista, não ouça as vozes de desânimo de seus inimigos, ouça a voz de seu melhor amigo – Jesus! Ele é o único ser capaz de derramar sobre sua vida, a força e o poder necessários para a edificação dos seus projetos, de seus sonhos!
Creia, Ele é contigo!
Deus abençoe,
Rodrigo Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário