quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bahia e Vitória ainda têm chances de escapar do rebaixamento na Série A








A 13ª Rodada da Série A do Campeonato Brasileiro terminou com o Vitória em 15º lugar, com 14 pontos ganhos, e o Bahia em 19º lugar, com apenas 10- pontos ganhos.

A má campanha dos dois representantes baianos na 1ª Divisão tem sido o tema principal da imprensa esportiva do Estado desde o final da Copa do Mundo FIFA, na sua grande maioria, apontado a 2ª Divisão, a Série B de 2015, como um final inevitável para a dupla Ba-Vi.

Diante de tanta ansiedade e expectativa do torcedor baiano, a Editoria de Esportes da Tribuna da Bahia consultou o professor e estatístico Marcelo Lopes Monteiro, pedindo uma projeção da situação de Bahia e Vitória no Campeonato Brasileiro. O que é que os nossos dois clubes precisam para se manter na Série A de 2015, e fugir do rebaixamento para a Série B.

Na prática, ou na teoria dos “leigos”, o Bahia, por exemplo, que hoje ocupa a 19ª posição na tabela de classificação da Série A, com 10 pontos ganhos e o percentual de apenas 25.6% de aproveitamento, precisa conquistar 50%, a metade dos 74 pontos que o time tem a disputar nas próximas rodadas da Série A. Já o Vitória, com 14 pontos, se mantém a duas rodadas fora do Z-4, o grupo dos quatro últimos colocados, os clube que caem para a 2ª Divisão.

“Meu caro Brito”, respondeu o professor Marcelo Lopes Monteiro. “Fiz os cálculo das campanhas de Bahia e Vitória, junto com meu colega Renato Lyra, e percebemos que ainda está muito cedo pra prognosticar qualquer coisa com relação a esse Brasileirão. Foram apenas 13 rodadas e ainda faltam 67,4% de rodadas pra acabar o campeonato. Qualquer número agora, não vai ser confiável, pois ainda não chegamos a uma tendência estatística dos números e das campanhas dos times nesse Brasileirão”.

Segundo os matemáticos e estatísticos, é preciso esperar as próximas oito rodadas, ou seja: a disputa de pouco mais de 55% do campeonato já realizado, para poder se fazer os cálculos com dados confiáveis.

“Qualquer prognóstico agora eu teria uma grande chance de errar e aí os leitores seriam enganados. Portanto resolvi não te passar esses dados agora e aguardar o termino da 21ª rodada, e a partir daí eu poderia fazer, rodada a rodada, prognósticos e te enviar mais dados até o final do campeonato”, complementou o professor Marcelo Lopes Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário