Gabonês dá trabalho à defesa de Guardiola, marca de cabeça e veste máscara de Homem-Aranha em comemoração do segundo gol. Javi Martínez sai e preocupa
Por GloboEsporte.com
Dortmund, Alemanha
CLÁSSICO DESFALCADO
JAVI MARTÍNEZ PREOCUPA
Elenco do Borussia Dortmund posa com a Supercopa da Alemanha (Foto: Reuters)
Assim como em 2013, o primeiro título da temporada na Alemanha é do Borussia Dortmund. OBayern de Munique poderá argumentar que não contava com muitas de suas estrelas, ainda longe das condições físicas ideais, mas a verdade é que foi dominado pelo grande rival na decisão da Supercopa, nesta quarta-feira, no Signal Iduna Park. Ou, como preferir o gabonês Pierre Emerick Aubameyang, autor do gol que selou a vitória por 2 a 0, os multicampeões caíram em sua teia.
A analogia é direta à comemoração do atacante, que vestiu a máscara do Homem-Aranha depois de ganhar no alto de Boateng, um dos poucos que levantaram o troféu da Copa do Mundo há um mês a estarem em campo, e balançar as redes de Manuel Neuer. O armeno Henrikh Mkhitaryan abriu o placar com um chutaço, ainda no primeiro tempo, sem chances para o melhor goleiro do mundo, talvez também um dos únicos a se salvar do lado derrotado.
Este foi o sexto título da Supercopa por parte do Borussia Dortmund. É agora o maior campeão, deixando o Bayern, com cinco conquistas, para trás - o Werder Bremen é o terceiro, com quatro canecos. Cabe ressaltar, porém, que os aurinegros disputaram a atual taça sem ter vencido o Campeonato Alemão ou a Copa da Alemanha na temporada passada - foram vice em ambos para os bávaros.
Aubameyang vestiu a máscara de Homem-Aranha na comemoração do segundo gol do Borussia (Foto: Agência Reuters)
As duas equipes voltam a campo já no fim de semana, mas pela Copa da Alemanha. O Borussia visitará o Stuttgarter Kickers, enquanto o Bayern enfrentará o Preussen 06, também fora de casa. Ambos disputam a Terceira Divisão do futebol nacional. A estreia na Bundesliga está marcada apenas para o outro fim de semana.
CLÁSSICO DESFALCADO
Lewandowski reencontrou o Borussia Dortmund e sua torcida pela primeira vez (Foto: Reuters)
A rivalidade estava lá, intacta, mas não havia todas as estrelas disponíveis para tornar o clássico um espetáculo ainda maior. Por conta da Copa do Mundo, muitos atletas voltaram aos treinos há poucas semanas - e nem Jürgen Klopp nem Pep Guardiola optaram por arriscar com alguns deles na escalação inicial. Dos campeões mundiais no Brasil, apenas quatro começaram: Neuer, Boateng e Müller no Bayern; Ginter no Borussia. Lahm, Götze e Durm entraram no decorrer da partida. O restante não saiu do banco, uniformizado, caso de Grosskreutz, ou com roupa de passeio, caso de Hummels, ainda recuperando-se de lesão - na mesma situação está Reus, cortado da seleção alemã às vésperas do Mundial.
Foram os donos da casa quem aproveitaram melhor essa equação de disponíveis e lesionados. O Borussia criou somente no primeiro tempo o suficiente para golear o Bayern. Não o fez porque do outro lado estava Manuel Neuer - o melhor goleiro do mundo salvou os bávaros em boas ocasiões. Só não conseguiu defender a bomba de Mkhitaryan, aos 22 minutos. Não havia muito que fazer.
Mkhitaryan solta a bomba para superar Neuer e abrir o placar no Signal Iduna Park (Foto: Agência Reuters)
JAVI MARTÍNEZ PREOCUPA
Dante entrou no lugar de Javi Martínez (Reuters)
Para Guardiola lamentar ainda mais, Javi Martínez precisou ser substituído com suspeita de grave lesão no joelho esquerdo - o brasileiro Dante entrou em seu lugar. O Bayern, que já mostrava fragilidade no meio-campo, perdia seu pilar defensivo. Lahm voltou para a etapa final, mas basicamente nada mudou.
O ritmo imposto pelo Borussia era o suficiente para acreditar mais num placar elástico do que propriamente no empate. Foi o que aconteceu. Aubameyang, um dos responsáveis por colocar os bávaros em apuros, fez o segundo, aos 16, tabelando com Piszczek e completando o cruzamento com bonita cabeçada. Na comemoração, o gabonês vestiu a máscara do Homem-Aranha, algo tradicional desde os tempos em que atuava no Saint-Étienne. Afinal, era uma ocasião especial: o primeiro título da temporada.
Javi Martínez sofreu lesão no joelho esquerdo e preocupa o Bayern de Munique (Foto: Agência Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário