A Colgate rebateu e afirmou que a substância era apenas problemática em doses exageradas
Correio da Bahia
A empresa Bloomberg News realizou uma pesquisa e afirmou que o produto químico triclosam, que está sendo usado na pasta de dente Colgate Total, acelera o crescimento celular do câncer. O creme dental foi aprovado em 1997 pelo Food and Drug Administration e os documentos toxicológicos utilizados pelo FDA para aprovar o creme só foram liberados no início deste ano depois de um ato de liberdade de informação, realizada por uma ação judicial.
No relatório, existia uma preocupação de que o triclosan pudesse aumentar o risco de câncer - fazendo com que a Colgate rebatesse, afirmando que a substância era apenas problemática em doses exageradas.
“As páginas recentemente lançadas, em adjunto a novas pesquisas sobre o triclosan, levantam questões sobre se a agência fez a devida diligência na aprovação total, há 17 anos”, disseram cientistas a Bloomberg.
"Nos quase 18 anos que Colgate Total tem estado presente no mercado do EUA, não houve nenhum sinal de problemas de segurança a partir de relatórios de eventos adversos” disse o porta-voz da empresa, Thomas DiPiazza. A empresa ainda afirmou que tem planos para reformular o creme dental Total.
Qualquer acusação precipitada sem provas pode ser perigosa, por isso é necessário que os estudos continuem, para descobrir se realmente o uso de triclosan em produtos bucais pode significar um risco futuro.
Reportagem iBahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário