sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Futebol é a única religião que não tem ateu, diz Eduardo Galeano
Mandingas, orações e rituais para atrair o gol ou evitá-lo, para amaldiçoar ou abençoar um jogador. A torcida ruma religiosamente ao estádio nos fins de semana. Torcedores "não praticantes", em momentos decisivos, rezam para que o seu time seja campeão.
Para Eduardo Galeano, autor de "As Veias Abertas da América Latina", o futebol é a única religião que não tem ateu.
"Enquanto dura a missa pagã, o torcedor é muitos", escreve Galeano em "Futebol ao Sol e à Sombra". "Compartilha com milhares de devotos a certeza de que somos os melhores, todos os juízes estão vendidos, todos os rivais são trapaceiros".
O esporte cria mitos, lendas e heróis. O futebol faz mais: atacantes são seres mágicos, com habilidades divinas, e goleiros se tornam santos. O "crente" sabe quais são os seus poderes. O espectador faz parte do espetáculo. "É raro o torcedor que diz: 'Meu time joga hoje'. Sempre diz: 'Nós jogamos hoje'", conta.
Divulgação
Galeano apresenta craques nos seus momentos de esplendor e desgraça
Galeano apresenta craques em episódios de esplendor e desgraça
"Futebol ao Sol e à Sombra" exalta os personagens que transpiram a cada segundo de parida e questiona os interesses políticos e financeiros que corrompem a paixão e colocam em risco a fé do torcedor.
"A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever", diz. "Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogar só pelo prazer de jogar".
No panteão do escritor uruguaio, entre outros notáveis, estão Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, Yachin, Leônidas, Platini, Domingos da Guia, Friedenreich e, é claro, Obdúlio Varella, o carrasco de 1950.
Nascido em Montevidéu, em 1940, Galeano foi exilado quando a América do Sul passava por uma "pandemia" ditatorial. Voltou à sua cidade natal apenas em 1985. "As Veias Abertas da América Latina" vendeu milhões de exemplares no mundo todo.
*
"Futebol ao Sol e à Sombra"
Autor: Eduardo Galeano
Editora: L&PM
Páginas: 240
Quanto: R$16,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.
Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário