quarta-feira, 27 de maio de 2015

Dilma defende que se investigue a Fifa: 'Isso só vai beneficiar o Brasil'


Presidente, em visita ao México, comentou episódio da prisão de vice-presidente da CBF e dirigentes da Fifa, por corrupção
O Globo

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (27), no México, que a investigação do Departamento de Justiça dos EUA de esquema de corrupção da FIFA - que engloba a CBF e provocou a prisão do ex-presidente da entidade que comanda o futebol brasileiro, José Maria Marin - “só vai beneficiar o Brasil” e “permitir maior profissionalização do futebol” brasileiro.



Dilma defende que se investigue a Fifa: 'Isso só vai beneficiar o Brasil'
(Foto: AFP)


Dilma apoiou a operação conjunta do FBI com a polícia suíça e indicou que se a Copa de 2014 tiver de passar por um pente fino, contará com seu aval. "Acho que se tiver de investigar, investiga, em todas as Copas, todas as atividades. Eu considero que se há, e isso vale para todos, desde a operação Lava Jato até essa prisão. Há que investigar. Não vejo por que não".

Para a presidente, a investigação trará mudanças positivas para o futebol brasileiro: "Eu acredito que toda a investigação sobre essa questão é muito importante. Acho que ela vai permitir uma maior profissionalização do futebol. Não vejo como isso pode prejudicar o futebol brasileiro. Acho que só vai beneficiar o Brasil".




Perguntada se o envolvimento de Marin e da CBF não sugere que o governo brasileiro deveria ter mais ingerência sobre a entidade e seus negócios, Dilma lembrou que a legislação brasileira não permite ao Poder Executivo - por exemplo a Controladoria-Geral da União (CGU) - investigar corrupção no setor privado da mesma forma que faz com o setor público.

Seria necessária a alteração da lei, frisou a presidente. Porém, ela lembrou que o uso do dinheiro público pela CBF, por exemplo os recursos desembolsados para a Copa de 2014, está sujeito a escrutíneo da CGU, do Ministério Público Federal (MPF) e outros órgãos, além da Polícia Federal.

"Tudo que foi na Copa do Mundo relativo a dinheiro nosso nós temos total direito de investigar. Nós, Ministério Público Federal, Polícia Federal. Agora, a Polícia Federal tem direito de investigar qualquer ação inidônea no Brasil".

A presidente afirmou ainda que, se solicitado, o governo brasileiro vai cooperar com o Departamento de Justiça dos EUA. "Sempre (vamos colaborar). Nós temos um acordo com eles. O Brasil e esses órgãos, a Procuradoria americana, o Departamento de Justiça colaboram sistematicamente sempre que solicitado ou necessário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário