sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Após separação, irmãos siameses se veem pela primeira vez; estado é grave


Sem previsão de alta, os garotos ainda apresentam quadro de febre e respiram com a ajuda de aparelhos.
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Após serem submetidos a 15 horas de cirurgia, os gêmeos siameses Arthur e Heitor, de 5 anos, se viram pela primeira vez nesta sexta-feira (27). Eles continuam internados em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Materno Infantil de Goiânia.


Pai falou sobre recuperação dos garotos em seu perfil no Facebook (Foto: Reprodução/ Facebook)


No Facebook, o pai dos garotos, Delson Brandão, comemorou o encontro. "Momento mais lindo foi quando Heitor, querendo falar, disse: 'Quero ver Arthur' e a enfermeira levantou a cabecinha dele e ele viu o irmão na cama ao lado. Isso foi outro momento que nós choramos de muita alegria. Amém, senhor”, escreveu. 


Sem previsão de alta, os garotos ainda apresentam quadro de febre e respiram com a ajuda de aparelhos."Os meninos estão evoluindo bem. Vamos continuar orando e pedindo a recuperação deles", escreveu Delson. 


Os dois irmãos nasceram no mesmo hospital em que estão internados, no dia 8 de abril de 2009. A família dos garotos, no entanto, é natural de Riacho de Santana, na Bahia. Os dois nasceram unidos pelo tórax, abdômen e bacia, e compartilhavam o mesmo fígado e genitália. 


O médico Zacharias Calil contou que essa foi a 12ª operação de siameses que realizou e que acompanhava o caso desde que os meninos nasceram. “Pensamos em operá-los quando tinham 1 ano, mas precisamos esperar porque eles tinham pouca pele”, contou o médico. Segundo ele, ainda assim, foi necessário usar bolsas de silicone durante a operação para elastecer a pele dos irmãos.


Cerca de 40 profissionais participaram da operação entre anestesistas, cirurgiões, cardiologistas, pediatras, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário