sábado, 25 de janeiro de 2014

A charge assassina

Juca Kfouri
POR DUKE “Chego ao meu último dia de férias com uma péssima notícia. Fomos condenados, eu e o Jornal Super, na ação movida pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro por conta da charge que acompanha esta postagem. Concordem ou não com a condenação e deixando a paixão futebolística de lado, é preciso relatar alguns fatos: A charge se refere ao jogo Cruzeiro x Ipatinga pelo Campeonato Mineiro de 2010, em que foram cometidos pelo juiz quatro erros bisonhos contra o Ipatinga. A arbitragem neste jogo foi tratada por toda a imprensa como vergonhosa e desastrosa. O caso foi julgado pela 11ª Câmara Cível, exatamente onde Ricardo Marques trabalha como assessor jurídico do presidente, o desembargador Wanderley Salgado de Paiva, que é conselheiro do Cruzeiro. A 11ª Câmara Cível não só manteve a condenação em 1ª instância como mais que dobrou o valor da indenização. O desembargador Wanderley Paiva, presente na sessão, se declarou impedido de julgar o caso por ser cruzeirense, não mencionou o fato de Ricardo Marques trabalhar na 11ª Câmara como seu assessor jurídico. Vale ressaltar que o desembargador possui vários processos contra veículos de comunicação em Minas Gerais, incluindo rádios e TVs. São fatos. Acho que ninguém poderá me processar agora apenas por relatar fatos, espero eu. Da minha parte, fico temeroso pelos rumos que nosso país tem dado à liberdade de expressão e criação. Acho que este caso abre um precedente perigosíssimo para os chargistas, humoristas e jornalistas. Ainda nos resta tentar recurso no STJ, tenho esperança de que isso se reverta. Caso se mantenha a condenação, serei obrigado a fazer uma vaquinha como o Genoíno e o Delúbio, pois tenho mulher e 3 filhos para sustentar, e o salário de chargista não é lá essas coisas. A parte da “vaquinha” foi uma piada, ok? Pois não posso perder o humor mesmo estando abalado psicologicamente e emocionalmente. O resto é tudo verdade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário