quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Em baixa, times paulistas jogaram mais do que rivais em 2013
rodrigomattos
Em um ano pífio, em que não conquistaram títulos relevantes nacionais ou internacionais, os times grandes paulista jogaram mais do que a média dos rivais da elite do futebol brasileiro. Ou seja, acumularam maior desgaste físico. Em média, as quatro equipes do Estado atuaram 72,5 vezes no ano, quatro jogos a mais do que a média das principais agremiações brasileiras.
O blog fez um levantamento no número de partidas de 17 clubes do Brasil, sendo os 16 mais importantes da Série A do Brasileiro, mais o Palmeiras, que atuou na Série B. Em média, os times nacionais jogaram 68,4 vezes em compromissos oficiais.
O São Paulo foi o time brasileiro que mais entrou em campo com um total de 78 partidas, número que exclui os dois amistosos na Europa. Assim, considerados jogos não-oficiais, atingiu a marca de 80 no ano. Disputou Estadual, Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa, Brasileiro e Copa Suruga. Nenhum título.
O Corinthians vem em segundo com 75 jogos, o mesmo número de partidas do Atlético-PR. Mas lembre-se que o time paranaense poupou seus titulares no Estadual, no qual escalou uma base de jogadores mais jovens. Isso minimizou o desgaste da equipe.
O Estadual de São Paulo, com 23 datas, é um dos principais motivos para o número alto de jogos dos paulistas. A disputa da Libertadores e outras competições também contribui para isso. Tanto que o segundo Estado com maior média de jogos é o Paraná, onde Atlético-PR e Coritiba tiveram de atuar 24 vezes pela competição local. A média atingiu 72 jogos.
Logo atrás vem Goiás, mas, neste caso, há apenas um clube, o Goiás, com 71 partidas. Com Estaduais menores, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm médias de partidas de seus times mais baixas, 65,5 no caso dos cariocas, e 64,5 no dos mineiros. Lembre-se que o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil, atuando 14 vezes, e o Atlético-MG jogou até o Mundial de Clubes.
Entre os paulistas, só o Palmeiras está abaixo da média nacional, com 68 partidas. Isso se explica pela sua eliminação precoce da Copa do Brasil e da Libertadores. Sem taças importantes, os times do Estado tiveram de se contentar com uma Recopa e um Estadual (Corinthians) e a Série B (Palmeiras). Os quatro grandes do Estado tiveram desempenho abaixo dos 56% de pontos – o melhor foi o Santos, com 55,07%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário