terça-feira, 28 de abril de 2015

Prefeitura decreta emergência em regiões mais atingidas pelas chuvas


 
Por Redação Bocão News (twitter: @bocaonews) | Fotos: Gilberto Junior
A prefeitura de Salvador decretou situação de emergência nos pontos mais castigados pelas fortes chuvas na cidade na noite desta terça-feira (28). A situação de emergência vale para as regiões administrativas do Subúrbio, Cajazeiras, Liberdade e Pau da Lima. O objetivo é possibilitar a adoção de medidas com mais agilidade e rapidez para assegurar o restabelecimento da normalidade na capital baiana. 
Para assinar o decreto, o prefeito ACM Neto (DEM) levou em consideração o registro de vítimas fatais, a previsão de mais chuvas para a capital baiana e o grande número de solicitações de vistorias dirigidas à Defesa Civil, sobretudo ameaças de deslizamento. Mais cedo, após sobrevoar as áreas mais afetadas pelas chuvas ao lado do governador Rui Costa e do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ACM Neto afirmou que assinaria o decreto de situação de emergência. 
"O decreto não vale para toda a cidade, mas isso facilita e acelera o apoio dos governos federal e estadual. O governo federal dispõe de dois tipos de ajuda, uma em caráter emergencial, por meio do Ministério da Integração Nacional, e outra em caráter de prevenção, através do Ministério das Cidades. O mais importante nesse momento é o levantamento que está sendo feito por três equipes da Defesa Civil, municipal, estadual e federal, das áreas de maior risco", explicou o prefeito.
Aproximadamente 250 pessoas estão desabrigadas, segundo levantamento da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), número que pode crescer, já que a estima-se que 300 imóveis estão localizados em áreas de risco e as famílias precisarão deixar suas casas. Os desabrigados que não tiverem ou quiserem ir para casa de parentes estão sendo recebidos em estruturas montadas pela Prefeitura em locais como o Espaço Axé, em Pau da Lima, e na Escola Municipal Helena Magalhães, em Boa Vista de São Caetano.
Nesta quarta-feira (29), equipes dos governos municipal, estadual e federal vão atuar nas dez áreas identificadas como mais críticas, identificadas no sobrevoo de helicóptero hoje cedo. Essas áreas estão concentradas naquelas regiões contempladas pelo decreto de emergência. As equipes vão por terra convidar famílias a deixarem seus imóveis até que a segurança seja garantida. Para a guarda dos bens, será solicitado apoio do Exército para que disponibilizem áreas que possam receber esses objetos temporariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário