terça-feira, 25 de novembro de 2014

LIMITES DOS MUNICÍPIOS: LAURO DE FREITAS PARTICIPA DE REUNIÃO NA ALBA










Os limites territoriais dos municípios baianos - Lauro de Freitas, Salvador, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Dias D’Avila, Itaparica e Vera Cruz – foram tratados durante reunião promovida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na manhã desta terça-feira (25), na sede da Alba, situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Para o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, a reunião foi muito importante, pois possibilitou que a administração municipal reforçasse seu interesse em defender as áreas que pertencem à cidade, especialmente, as que estão em trechos de limites com outros municípios, a exemplo de Salvador.

De acordo com o diretor Geral da SEI, Geraldo Reis, o órgão vem desenvolvendo acerca de quatro anos a revisão de divisas de mais de 400 municípios baianos, sendo 250 com as divisas atualizadas. “Só estava faltando o território metropolitano, acreditamos que nos próximos 60 dias teremos as definições dos acordos com os representantes dos municípios, confecção dos mapas e envio de minuta de projeto de lei para a Assembleia Legislativa deliberar”, pontua.

A secretária de Planejamento e Gestão Urbana de Lauro de Freitas (Seplan), Eliana Marback, destaca que a reunião veio em boa hora, principalmente, pelo fato que o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) está em fase de revisão, ou seja, se for definido os limites logo o PDDM será contemplado com as mudanças. “Encaminhamos em março de 2014 para SEI a nossa proposta. Nossa expectativa é que após os trabalhos de campo a proposta seja validada”, sinaliza.

O encontro contou com a presença do prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva; secretários municipais e vereadores de Lauro de Freitas; representantes das cidades envolvidas; técnicos do IBGE e da SEI; e o deputado Estadual Cacá Leão. Na oportunidade houve a apresentação da metodologia utilizada pela SEI e a discussão de alguns tópicos sobre questionamentos em áreas limítrofes. — com Paulo Maneira.












Nenhum comentário:

Postar um comentário