domingo, 6 de julho de 2014

Colombiano que quebrou Neymar tem fama de bom moço nos campos


Odiado por boa parte dos brasileiros, Juan Zuñiga não tem histórico de violência em campo
Victor Uchôa, com agências (victor.uchoa@redebahia.com.br)





De um lado, trajando vermelho, com 28 anos, o lateral colombiano Juan Zuñiga, neste momento o homem mais odiado por boa parte da população brasileira. 

Do outro lado, trajando verde, com 43 anos, o árbitro espanhol Carlos Velasco, neste momento, só odiado menos que Zuñiga por boa parte da população brasileira. 


O lateral foi quem acertou a joelhada em Neymar, fraturando uma vértebra do craque e lhe tirando do restante da Copa. O árbitro foi quem deixou o lance seguir e sequer deu amarelo a Zuñiga - o lance será analisado pela Fifa. 

Confira todas as notícias da Copa do Mundo 2014

Ataque
Visto como vilão, o colombiano não tem histórico de violência em campo. Em quatro partidas do Mundial, cometeu quatro faltas - a pancada em Neymar não foi marcada, assim como um lance forte com o atacante Hulk. 


Revelado pelo Nacional de Medellín e atualmente no Napoli da Itália, Zuñiga é conhecido pelo apoio ao ataque. Por isso, quem o acompanha não acredita numa suposta intenção de machucar Neymar. “Foi aquele lance em que se faz a falta nas costas do adversário para evitar o contra-ataque.





Velasco e Zuñiga em partida entre Brasil e Colômbia. Um sem controle do jogo. O outro machucou Neymar. Foto: Eitan Abramovich/AFP



Evidentemente, o contato foi forte, além da vontade de Zuñiga, que geralmente é um jogador muito correto. Não acredito na intenção”, disse o Francesco Repice, jornalista da rede de TV italiana RAI.


Ao menos nas aparências, Zuñiga está consternado. Depois de afirmar, após o jogo, que não teve a intenção de machucar o brasileiro, o lateral se manifestou numa rede social. “Lamento de maneira profunda a triste lesão que sofreu Neymar. Sinto pesar por essa situação, resultado de uma ação normal de jogo, na qual eu não tive má intenção, maldade ou imprudência. Quero enviar a você uma saudação especial, Neymar. Admiro, respeito e considero você um dos melhores jogadores do mundo. Espero sua recuperação e que você volte logo”, escreveu na postagem.

Existe ainda a chance de Zuñiga virar companheiro de Neymar. De acordo com o jornal catalão Mundo Deportivo, o Barcelona tem o lateral na sua lista de possíveis reforços, para o lugar de Daniel Alves.


O árbitro Velasco também pode topar com Neymar em campo. Considerado um dos principais juízes do futebol espanhol, ele chegou a apitar a final da Liga Europa em 2011. 

No jogo entre Brasil e Colômbia, Velasco deixou de dar merecidos cartões para os dois lados e perdeu o controle da violência. Ele, porém, já foi criticado por distribuir muitos cartões. Nesta Copa, mostrou amarelos em três partidas. 


Criticado por brasileiros e colombianos, Velasco recebeu elogios da Fifa. Ao menos foi isso que publicou o jornal espanhol Marca. Quer mais? Segundo a publicação, o juiz está cotado para a final da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário