Odiado por boa parte dos brasileiros, Juan Zuñiga não tem histórico de violência em campo
Victor Uchôa, com agências (victor.uchoa@redebahia.com.br)
De um lado, trajando vermelho, com 28 anos, o lateral colombiano Juan Zuñiga, neste momento o homem mais odiado por boa parte da população brasileira.
Do outro lado, trajando verde, com 43 anos, o árbitro espanhol Carlos Velasco, neste momento, só odiado menos que Zuñiga por boa parte da população brasileira.
O lateral foi quem acertou a joelhada em Neymar, fraturando uma vértebra do craque e lhe tirando do restante da Copa. O árbitro foi quem deixou o lance seguir e sequer deu amarelo a Zuñiga - o lance será analisado pela Fifa.
Confira todas as notícias da Copa do Mundo 2014
Ataque
Visto como vilão, o colombiano não tem histórico de violência em campo. Em quatro partidas do Mundial, cometeu quatro faltas - a pancada em Neymar não foi marcada, assim como um lance forte com o atacante Hulk.
Revelado pelo Nacional de Medellín e atualmente no Napoli da Itália, Zuñiga é conhecido pelo apoio ao ataque. Por isso, quem o acompanha não acredita numa suposta intenção de machucar Neymar. “Foi aquele lance em que se faz a falta nas costas do adversário para evitar o contra-ataque.

Velasco e Zuñiga em partida entre Brasil e Colômbia. Um sem controle do jogo. O outro machucou Neymar. Foto: Eitan Abramovich/AFP
Evidentemente, o contato foi forte, além da vontade de Zuñiga, que geralmente é um jogador muito correto. Não acredito na intenção”, disse o Francesco Repice, jornalista da rede de TV italiana RAI.
Ao menos nas aparências, Zuñiga está consternado. Depois de afirmar, após o jogo, que não teve a intenção de machucar o brasileiro, o lateral se manifestou numa rede social. “Lamento de maneira profunda a triste lesão que sofreu Neymar. Sinto pesar por essa situação, resultado de uma ação normal de jogo, na qual eu não tive má intenção, maldade ou imprudência. Quero enviar a você uma saudação especial, Neymar. Admiro, respeito e considero você um dos melhores jogadores do mundo. Espero sua recuperação e que você volte logo”, escreveu na postagem.
Existe ainda a chance de Zuñiga virar companheiro de Neymar. De acordo com o jornal catalão Mundo Deportivo, o Barcelona tem o lateral na sua lista de possíveis reforços, para o lugar de Daniel Alves.
O árbitro Velasco também pode topar com Neymar em campo. Considerado um dos principais juízes do futebol espanhol, ele chegou a apitar a final da Liga Europa em 2011.
No jogo entre Brasil e Colômbia, Velasco deixou de dar merecidos cartões para os dois lados e perdeu o controle da violência. Ele, porém, já foi criticado por distribuir muitos cartões. Nesta Copa, mostrou amarelos em três partidas.
Criticado por brasileiros e colombianos, Velasco recebeu elogios da Fifa. Ao menos foi isso que publicou o jornal espanhol Marca. Quer mais? Segundo a publicação, o juiz está cotado para a final da Copa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário