quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Lauro de Freitas é apontada em relatório das cidades com maior número de mortes entre adolescentes no Brasil



A cidade de Lauro de Freitas foi apontada mais uma vez entre as principais cidades mais violentas do Brasil. Os dados foram apontados diante à uma recente amostra do número excedente de mortes envolvendo adolescentes, de acordo com um levantamento divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da república (SDH/PR) publicado nesta quarta-feira (28/01).

Segundo o estudo, o índice no município é de (18,87), números que se mostram superiores à outras duas cidades baianas como Itabuna (17,11) e Eunápolis (15,35), respectivamente. O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) considera dados de 2012. Entre as capitais brasileiras , região metropolitana e grandes centros populacionais.

O levantamento foi preparado pela SDH/PR, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Observatório de Favelas e Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ).

O estado de Alagoas possui o maior índice de assassinato de adolescentes. De acordo com o levantamento, o IHA do Alagoas é de 8,82 assassinatos para cada mil adolescentes, seguido por Bahia (8,59) e Ceará (7,74). O IHA estima o risco de adolescentes de 12 anos a 19 anos serem assassinados antes de completarem seu 19º aniversário nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Entre as capitais, o ranking é liderado por Fortaleza, com 9,92, seguida por Maceió (9,37), Salvador (8,32) e João Pessoa (6,49).




O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), pontuou na lista de atividades a serem desenvolvidas pela entidade neste exercício o levantamento de dados e preparação de diagnóstico da situação da infância e juventude no município e suas várias manifestações de violação de direitos, incluindo o direito à vida para implementação de políticas públicas para o segmento.


Por Ricardo Vieira

Fonte:   G1 e Lauro News Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário