por Bruna Castelo Branco
Foto: Leitor BN
Uma campanha publicitária para lembrar o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo domingo (22), gerou insatisfação em moradores do município de Valença, na região do Baixo Sul. Em dois outdoors espalhados pela cidade, foi veiculada a imagem de um homem de paletó e uma mulher que segura uma camisa suja de batom, simulando uma briga de casal devido a uma aparente traição. A peça também traz a frase: “Água: pode acabar quando você mais precisar. Economize – 22 de março, Dia Mundial da Água”. Insatisfeitos com a mensagem, moradores de Valença caracterizaram a campanha como machista por amenizar e fazer graça com um ato de traição masculina. “Adoraria saber quem foi o imbecil, machista, ignorante responsável por essa imagem que ilustra a campanha para economia de água em Valença!”, denunciou uma mulher via redes sociais. A assessoria de comunicação da prefeitura do município informou que a campanha foi realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e que a gestão municipal não tem envolvimento direto com o caso.
Foto: Reprodução / Facebook
De acordo com o diretor da SAAE, Robenilson Reis, a ideia da campanha era trazer o tema da falta de água de forma leve e polêmica. “A campanha foi produzida pela empresa de publicidade Iaiá, antiga CDLJ, que faz todas as peças do município. Eles queriam polemizar e apresentaram a proposta para fazer ooutdoor”, explicou. Reis também informou que, além dessa imagem, foram produzidas outras com a mesma mensagem. “Também foi feita uma imagem de um carro sujo e uma pessoa tomando banho, sempre trazendo a falta d’água como problema. A campanha foi feita usando um artifício para ser engraçada”, justificou o diretor. Segundo Robenilson Reis a ideia não foi denegrir ou diminuir a mulher, e sim “dar um tom mais jocoso e engraçado à mensagem”. “No momento em que vivemos, em que a mulher tem mais liberdade, elas se sentiram diminuídas e inferiorizadas”, opinou. Para o diretor, a imagem não foi feita com um tom machista, mas pode provocar inúmeras interpretações. “Como é algo subjetivo, é natural que as pessoas entendam da melhor ou pior maneira possível”, ponderou.
“Sempre tivemos imagens positivas que relacionam a mulher como fonte da vida", justifica o diretor da SAAE, Robenilson Reis / Foto: Divulgação
A SAAE já entrou em contato com a empresa que instala a propaganda e solicitou que a campanha fosse retirada. “Como gerou um problema, vamos retirar as imagens e colocar outra”, informou Reis. Ainda de acordo com o diretor, esse foi um problema único e pontual até então. “Sempre tivemos imagens positivas que relacionam a mulher como fonte da vida, assim como a água também é. Nós inclusive pedimos desculpas pelo mal entendido, mal compreendido”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário