quarta-feira, 23 de abril de 2014

Com 5 expulsões, árbitro apita fim de clássico aos 34, e River-PI vence Piauí

Partida tumultuada no Campeonato Piauiense termina antes dos 45, após Enxuga Rato ficar com apenas seis atletas em campo. Jogo teve agressões e ação da Polícia Militar


Por Marco FreitasTeresina





Tropa de choque da Polícia Militar entrou em campo para proteger arbitragem (Foto: Emanuele Madeira/GloboEsporte.com)

Quente e marcado por confusões e agressões, o clássico entre River-PI e Piauí foi tumultuado. A vitória do Galo por 3 a 0, na tarde desta quarta-feira, no Estádio Lindolfo Monteiro, pode ficar de lado quando comparada aos cinco jogadores expulsos (Jorginho, Silas, Binha e Eduardo Júnior, do lado rubro-anil; e Everson, do tricolor), ação da Polícia Militar para conter a briga dos jogadores nos vestiários e um fato inusitado no returno do Campeonato Piauiense: aos 34 minutos do segundo tempo, o árbitro Leonardo Marques apitou o fim de jogo após o Piaui ficar com apenas seis atletas em campo. 


Saldo das expulsões. No fim do primeiro tempo, uma confusão generalizada levou a etapa inicial até aos 54 minutos. Em jogada despretensiosa no meio de campo, o volante Amarildo, do River-PI, foi derrubado pelo volante Binha. Os jogadores tricolores foram tirar satisfação com a arbitragem e os adversários. Acalmados os ânimos, o árbitro expulsou o goleiro Everson, do Galo, e o atacante Silas, do Enxuga Rato. O Piauí ainda perdeu Binha, que levou vermelho pela falta dura em Amarildo. 


OS GOLS River-PI passeia, faz 3 a 0 e vence Enxuga Rato no Lindolfo
ÚLTIMA EXPULSÃOLateral Jorginho leva vermelho, e Piauí fica com sete jogadores
POLÍCIA MILITAR Confusão nos vestiários após partida termina aos 34 minutos

No segundo tempo, o clássico continuou ainda mais tenso. O Piauí, cada vez mais nervoso com a arbitragem, teve mais um jogador expulso. Pouco depois dos 30 minutos, o lateral Jorginho fez falta por trás de Danilo Goiano, do River-PI, e levou o vermelho. O Enxuga Rato teria que ir até o final com apenas sete jogadores, mas não foi o que aconteceu. Aos 40, o atacante Raphael Freitas caiu depois de disputa de bola e foi levado de maca para fora do gramado. O atacante, que retorna de lesão na coxa, não teve como voltar e o árbitro encerrou o clássico. 


Com o placar, o River-PI pula para a terceira colocação com nove pontos e entra na zona de classificação para as semifinais. O Piauí cai para a sétima posição, com sete pontos. Na sétima rodada, a última do returno do estadual, os times enfrentam adversários diretos pela vaga ao G-4. No domingo, às 16 horas, o River-PI encara o Barras no Estádio Juca Fortes. No mesmo dia e horário, o Piauí vai a Floriano para duelo com o Cori-Sabbá no Estádio Tibério Nunes. 


Tricolor domina, Piauí se perde


O esquema cuidadoso do Enxuga Rato ameaçou desmoronar logo no começo do jogo, quando, logo aos sete minutos, Esquerdinha fez boa jogada pela direita. A bola chegou a Marciano, que foi derrubado na área por Lucas. Era tudo que o River-PI precisava no começo do jogo. Mas o goleiro rubro-anil se redimiu com uma bela defesa de mão trocada no canto esquerdo. 


Nas poucas vezes que partiu para cima, o ataque do Piauí não conseguiu armar boas jogadas. Com atuação discreta, Fabiano passou em branco sob forte marcação de Bruno, do lado direito riverina. Pela esquerda, Amarildo, do River-PI, fez bom primeiro tempo. 

De cabeça quente, Piauí teve quatro expulsos no clássico (Foto: Emanuele Madeira/GloboEsporte.com)

O Piauí mantinha a sua postura defensiva e o River-PI, sempre com pressa, se insinuava mais ao ataque com perigo. Aos 25, Esquerdinha fez boa tabela com o lateral direito Alex Santos, que invadiu a área, cara a cara com Lucas, mas perdeu o gol. A bola saiu pela linha de fundo. Já o Piauí, teve apenas uma boa chance, em chute fraco de fora da área para defesa complicada de Everson, que viu a bola quicar no gramado. 


Finalmente, aos 39 do segundo tempo, Esquerdinha avançou pela esquerda em bela jogada e tocou para dentro da área. No lance, Marciano e Eduardo Júnior disputaram bola, e o zagueiro acabou desviando para as redes. Com o gol sofrido no final do primeiro tempo, o Piauí tentou partir pra cima, sem muita organização. E não conseguiu igualar o placar.


Jogo suspenso 


Com a desvantagem de estar com apenas nove jogadores em campo, o Piauí entrou desconcentrado no segundo tempo com Raphael Freitas no lugar de Victor Cearense. Já o River-PI, não fez alterações no intervalo e soube se aproveitar da falha de marcação do setor defensivo do Enxuga Rato. Em rápido ataque, Kássio recebeu a bola sozinho e só teve o trabalho de deslocar o goleiro Lucas. Com o placar, o Galo começou a construiu uma vitória tranquila. 

No fim da partida, jogador do River-PI teria provocado rivais pelo resultado (Foto: Emanuele Madeira/GloboEsporte.com)

A missão de empatar a partida ficava cada vez mais difícil para o Piauí. Não bastasse isso, dois minutos depois, o zagueiro Eduardo disputou bola com Esquerdinha e se irritou porque o meia do Galo segurou a bola. No lance, o jogador rubro-anil colocou a mão no rosto do jogador riverino e recebeu do juiz o cartão vermelho direto. Moroni ainda colocou Adrianinho e Phabollo, mas nada mudou. 


Aos 20 minutos, mesmo em desvantagem numérica, o Piauí ainda conseguiu levar perigo ao Galo e mostrar que ainda não estava morto na partida. Jorginho avançou pela direita e cruzou rasteiro para Phabollo, que não conseguiu tocar na bola dentro da pequena área. Cinco minutos depois, Brasinha carregou a bola pela direita e cruzou na área para rebate do goleiro Lucas. No rebote, o atacante marcou o terceiro no tumultuado clássico: 3 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário