segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Taça das Favelas terá peneiras para selecionar jogadores da competição

Torneio de cunho social começa em janeiro. Antes disso, os 80 times inscritos vão selecionar seu plantel em peneiras que acontecem nos campos das comunidades


Por GloboEsporte.comRio de Janeiro


Grandes defesas vão rolar na Taça das Favelas (Foto: Daniel Cardoso)

O Rio de Janeiro já vive o clima da quarta edição da Taça das Favelas, que já tem data para começar. A bola rola no dia 10 de janeiro, reunindo cerca de 2.400 jovens, e irá até o dia 14 de março. A competição é organizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e o objetivo do torneio é integrar os moradores das áreas participantes e descobrir novos talentos para o esporte brasileiro. Além disso, proporciona uma visibilidade ainda maior para territórios reconhecidamente férteis na revelação de novos talentos esportivos. Sem falar da contribuição efetiva no aumento da autoestima dos envolvidos.
Mas antes das equipes irem para o campo é preciso uma chance democrática para selecionar cada plantel. Afinal existem muitos garotos e garotas que estão com vontade de jogar a competição. É para isso que existem os DIPES (Dia de Peneiras) nos campos das 80 comunidades selecionadas. Esta é a primeira etapa da Taça é vai acontecer nos dias 15 e 16 de novembro (sábado e domingo)
Dendê (vermelho) sucumbiu frente a Parada de Lucas/Vigário Geral (amarelo) (Foto: Divulgação CUFA)A disputa será acirrada na briga por uma vaga dentro do time (Foto: Divulgação CUFA)
Os DIPES são realizados dentro da própria comunidade. Cada liderança da comunidade fica responsável por divulgar a data, hora e local, reunir o mínimo de 150 atletas, no masculino, e 50 atletas, no feminino. O processo de seleção é documentado com fotos e uma lista de presença que será entregue, após o evento, a um voluntário da CUFA, que estará acompanhando todo o processo.  A partir deste teste serão definidos os 30 jogadores selecionados por cada equipe.
O torneio feminino terá dezesseis equipes enquanto o masculino tem 64 equipes. Os rapazes serão divididos em 16 grupos de quatro equipes em cada um deles. Após jogarem contra os oponentes do seu grupo, apenas o primeiro colocado se classifica para as oitavas de final, que irão opor os dezesseis vencedores dos grupos. A partir daí o sistema passa a ser de eliminatória simples até a finalíssima.
Parceria com clubes de futebol do Rio de Janeiro

Assim como na última temporada, os clubes de futebol do Rio de Janeiro acompanharão o torneio de perto. Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e Madureira mandarão representantes para assistir aos jogos e prestar atenção em possíveis craques que surgirão no campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário