sábado, 28 de junho de 2014

Escola faz horta em pneus, ecoponto e coleta água da chuva para limpeza


Escola Municipal Olívia Caprânico, em Piracicaba, tem projeto desde 2010.
Crianças levam para casa e à comunidade o que aprendem na sala de aula.



Do G1 Piracicaba e Região
Alunas da Escola Municipal Olívia Caprânico, em Piracicaba, cuidam da horta (Foto: Leon Botão/G1)


Horta em pneus com verduras e temperos, ecoponto para receber baterias e óleo de cozinha usado e até encanamento para coletar água de chuva foram as medidas encontradas pela direção da Escola Municipal Olívia Caprânico, em Piracicaba (SP), para ensinar na prática para as crianças como se deve cuidar do meio ambiente. Implantado em 2010, o projeto Além do Horizonte educa os alunos para as questões ambientais, e eles levam para casa as boas práticas.


Água coletada da chuva é usada para regara horta e lavar o pátio (Foto: Leon Botão/G1)


Cuidar do ambiente já virou rotina para as crianças. Quando têm lâmpadas, pilhas e baterias velhas em casa, levam para a aula e depositam no ecoponto. Quando é dia de cuidar da horta a classe comemora, pois é um tempo a mais fora da sala de aula.


"É divertido mexer na terra e com as verduras, nós regamos e as merendeiras utilizam os produtos para cozinhar. É mais gostoso do que ficar dentro da sala", afirmou a estudante do 5º ano do ensino fundamental Inara Leandra Barbosa de Góes, de 11 anos.


Ela e as amigas contaram que desde que o projeto começou na escola passaram a ensinar os pais a como cuidar da casa sem agredir o meio ambiente, economizando água e fazendo a coleta seletiva. "Minha mãe até sabia o que é certo e o que é errado, mas depois que eu falei, ela passou a fazer as coisas direito", disse a estudante.


Para a diretora da escola e idealizadora do projeto, Cristiane Salati do Marco, o grande diferencial do projeto é que ele faz os alunos aprenderem na prática, e não só na teoria. "Nós chamamos as crianças de agentes multiplicadores, porque elas levam o que a gente ensina aqui para todo o bairro", afirmou. Ao todo, a escola tem cerca de 560 estudantes, segundo a diretora.


De acordo com a coordenadora pedagógica Janinne Athanasio, que também é uma das idealizadoras do projeto, a água coletada das calhas é utilizada para lavar as áreas externas e regar as plantas da horta. "Nossa regra aqui é não desperdiçar, da água à comida da merenda, por isso nós ficamos felizes em ver que os pais adotam as práticas em casa e relatam para nós", disse.


Crianças construíram horta em pneus usados em escola pública de Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário