terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Nordeste perde força na elite e bate recorde de participantes na B


Bahia e Vitória vão sofrer em 2015
Cecílio Angelico (cecilio.angelico@redebahia.com.br)

Que fase triste passa o futebol do Nordeste. Com o rebaixamento da dupla Ba-Vi, o Sport será o único representante da região na Série A em 2015, dominada por 18 clubes do eixo Sul-Sudeste. O outro “intruso” será o Goiás.


Será a menor participação nordestina na elite com a fórmula dos pontos corridos, igualando os anos de 2004 e 2005, quando a região também só teve um clube (Vitória em 2004 e Fortaleza em 2005).


Além da queda dos baianos, o Ceará disputou a Série B e não conseguiu o acesso. Presidente da Liga de Clubes do Nordeste, Alexi Portela Júnior lamenta o cenário. “É uma pena a queda de Bahia e Vitória e a não subida do Ceará. Era pra gente ter pelo menos quatro clubes na Série A”.
Foto: Arquivo Correio
Ex-presidente do Vitória, Alexi comparou a região com Santa Catarina, que terá quatro clubes na elite em 2015. “Os times de lá não têm esse dinheiro todo. Eles foram muito mais competentes e souberam montar o time. Se você comparar com Minas, Rio Grande do Sul, Rio e São Paulo, aí tudo bem”, ilustra, em relação ao abismo financeiro dos principais clubes do Sudeste com os do Nordeste.
Para o dirigente, os erros nas contratações foram o principal motivo da queda do Leão, além da falta de oportunidade para os atletas da base rubro-negra. “O Sport usou muito. O grande diferencial deles era a base. O time terminou o ano com cinco ou seis jogadores se destacando. Você vê o último jogo do Vitória, para mim os melhores em campo foram Coruja e Welison. O Vitória usava muito (os jogadores revelados na divisão de base) e parou”, disse.
Foto: Arisson Marinho/Arquivo Correio
Por outro lado, a Série B do ano que vem contará com oito nordestinos: Bahia, Vitória, ABC, Ceará, CRB, Náutico, Santa Cruz e Sampaio Corrêa. Recorde de representantes desde que a competição passou a ser disputada em pontos corridos (2006). Este ano, foram sete equipes.
Por isso, a Copa do Nordeste, que começa em fevereiro, pode ser um parâmetro para a Série B. “Será um ensaio para o segundo semestre. Só não podemos cair no mesmo erro. (O Vitória) Tomou 5x1 do Ceará e não fez nada. Quem foram os dois melhores este ano? Sport e Ceará, justamente o que se manteve na elite e o Ceará brigou pra subir até o final”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário