domingo, 2 de fevereiro de 2014
Grêmio dá susto em 'teste' e empata com o Juventude no Alfredo Jaconi
Zulu abre o placar para Alviverde, enquanto Wendell salva o Tricolor com gol na segunda etapa
Tratou-se apenas da segunda partida do elenco profissional do Grêmio na temporada. Mas no teste mais forte até então, o time não empolgou. Na tarde deste domingo, a equipe de Enderson Moreira empatou com o Juventude em 1 a 1 no Alfredo Jaconi – estádio onde não vence desde 2010. Zulu abriu o placar na primeira etapa, enquanto Wendell salvou a pátria tricolor, em duelo ainda marcado por dois rojões lançados no campo, na segunda etapa.
Com o resultado, o Grêmio permanece na primeira colocação do Grupo B, com oito pontos. Na próxima quarta-feira, enfrenta o VEC, na Arena, antes do clássico Gre-Nal do final de semana. Já o Juventude é terceiro na chave 1, com oito pontos, mas pode ser ultrapassado no decorrer da rodada. No meio da semana, o Alviverde faz o clássico contra o Caxias.
Ju inicia melhor
Quem esperava para ver Maxi Rodríguez e Zé Roberto comandarem as ações do meio-campo, viu Diogo Oliveira e Douglas se destacarem na primeira etapa. Os atletas alviverdes encontraram espaços com facilidade extrema, diante de uma defesa desorganizada e, por vezes, atrapalhada.
Com apoio da torcida e, sobretudo, maior objetividade, o Alviverde logo tomou à frente no placar, em lance que poderia servir de ‘case’ da defesa gremista no primeiro tempo. Aos 14 minutos, Diogo Oliveira utilizou o mesmo drible para se livrar de Pará e Maxi Rodríguez, ao mesmo na ponta esquerda, para cavar um escanteio. A partir desta cobrança, a bola sobrou para o próprio meia do Juventude, que disparou de fora da área. O centroavante Zulu desviou a rota da bola de cabeça e enganou Marcelo Grohe: 1 a 0.
O alerta não serviu para melhorar o sistema defensivo tricolor. Primeiro, Bressan errou em bola, e Diogo Oliveira quase ampliou em chute cruzado. Na sequência, Douglas teve de ser puxado por Rhodolfo para não surgir livre na frente de Grohe. O time de Enderson Moreira somente acordou de um sono coletivo no final da etapa. Após boa troca de passes inédita na primeira etapa, Ramiro tentou colocado, mas a batida saiu fraca, aos 43. Pouco depois, Zé Roberto cruzou rasteiro e Kleber desviou para fora.
Wendell como '9'
Entre todos os jogadores gremistas, um em especial contratava com a atuação coletiva. Era Wendell quem acertava a maioria dos passes e puxava o time pela ponta esquerda. O caminho da salvação era por ali. Antes disso, no entanto, o Ju voltava a se mostrar perigoso. Aos seis minutos da segunda etapa, Julinho ultrapassou Maxi e cruzou com qualidade. Douglas desviou à esquerda do gol.
O ritmo do Ju caía no decorrer do período, e o Grêmio se aproveitava disso, crescia, mesmo que ainda não apresentasse um futebol de encher os olhos, mas criava chances. Aos 19, o Barcos exigiu boa defesa do goleiro Fernando, em batida da entrada da área.
Então, Wendell chamou a responsabilidade. Iniciou a jogada pelo meio e tocou para Jean Deretti, que havia substituído o apagado Maxi Rodríguez. O meia chutou forte, e o goleiro deu rebote para frente. Sem marcação, o lateral-esquerdo de 20 anos surgiu como centroavante e deixou tudo igual. Após o gol, o Grêmio bem que tentou pressionar, mas não conseguiu mover o placar. De cabeça, Bressan ainda acertou o travessão nos descontos de seis minutos.
Rojões pausam a partida
O decorrer da partida ainda fora prejudicado pela torcida gremista, que lançou dois rojões no gramado, o que causou interrupção temporária. O primeiro foi jogado no início da segunda etapa, dentro da goleira. Por causa do estouro, o arqueiro Fernando caiu no gramado, com as mãos nos ouvidos. Já no final da partida, outro objeto foi atirado, interrompendo cobrança de falta de Zé Roberto. Torcedores do time da casa ficaram revoltados.
JUVENTUDE 0 X 0 GRÊMIO
Fernando; Rafael Pereira, Everton, Diogo e Julinho; Leandro Melo, Jardel (Yann), Mika e Diogo Oliveira (Juliano); Zulu e Douglas (Rogerinho).
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan e Wendell; Edinho (Riveros), Ramiro, Zé Roberto e Maxi Rodríguez (Jean Deretti); Kleber (Paulinho) e Barcos
Técnico: Geraldo Delamore
Técnico: Enderson Moreira
Gols: Zulu (J); Wendell (G)
Cartões: Bressan e Rhodolfo (G); Diogo Oliveira (J)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário